Cidadania, Direitos Humanos e Tráfico de Pessoas

 Na terça-feira, 21 de junho, a equipe técnica da ONG Themis e do Projeto Mulheres da Paz passou o dia em oficina de formação sobre o tema “Cidadania, Direitos Humanos e Tráfico de Pessoas” na Casa Mulheres da Paz.

 

 

Na oficina, mediada por Adriana Andrade Miranda, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), foram apresentadas e debatidas as noções introdutórias sobre tráfico de pessoas, as principais rotas internacionais e internas do tráfico, bem como, concepções e maneiras de dialogar sobre o tema junto às mulheres populares. O tráfico de pessoas é uma violação dos direitos humanos que faz vítimas milhares de pessoas, em especial mulheres e crianças. A atuação comunitária das mulheres é uma boa prática para disseminar informações e enfrentar esse problema social.

As participantes receberam um manual, com textos, dicas de filmes, propostas de atividades para multiplicação da discussão sobre a temática e um cd com informações sobre a rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

A capacitação é apoiada pela OIT e realizada pela UFG e faz parte de uma Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas iniciada em 2006, compondo o primeiro dos três eixos principais para garantir a efetividade das políticas e programas: 1. prevenção ao tráfico de pessoas; 2. atenção às vítimas; 3.repressão e responsabilização. Nesse primeiro ano, foram escolhidas apenas três organizações no país inteiro para formação. A Themis foi uma delas, junto com o Gapa (Bahia) e a UMSP (São Paulo).

 

 

Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero

 

Desde 1993, a Themis atua na promoção e na defesa de direitos das mulheres e tem seu principal campo de intervenção destinado ao reconhecimento das mulheres como sujeito de direitos, através de capacitação, atuação e assessoria de Promotoras Legais Populares (PLPs) e de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC´s).

As Promotoras Legais Populares são as inspiradoras do Projeto Mulheres da Paz!

Desde março 2010, a Themis executa o Projeto Mulheres da Paz no Guajuviras, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas. 107 mulheres da comunidade atuam como Mulheres da Paz, no enfrentamento às violências contra as pessoas.

 

 

Texto: Elisiane Pasini e Vania Pierozan

Fotos: Denise Silva e Cristiano Oliveira dos Santos

Projeto Mulheres da Paz Guajuviras

 

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: